top of page

MEUS textos

  • Foto do escritorVanessa Costa

Texto para a AABIC - Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo

Condomínios apostam em modernização para valorizar imóvel

Acompanhar as tecnologias e novas tendências é um hábito cada vez mais comum em condomínios e um ponto positivo para a valorização do imóvel. Além da aparência contemporânea, a modernização pode trazer mais segurança e economia e também facilitar a administração.


De acordo com o diretor de condomínio da Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo), Omar Anauate, é necessário avaliar os benefícios em longo prazo dos investimentos em modernização. “A princípio, o custo pode parecer alto para algumas mudanças, mas as aquisições podem trazer vantagens enormes”, explica.

Anauate lembra que os moradores costumam ficar com receio quando o assunto envolve gastos para obras. “É preciso esclarecer aos moradores a importância das reformas, apresentar os gastos e conscientizá-los do custo-benefício”.


Segundo o Índice Periódico de Variação dos Custos Condominiais (IPEVECON) da Aabic, depois das despesas com folha de pagamento, os maiores gastos nos condomínios são com água, energia elétrica e manutenção. Os dois primeiros representam cerca de 15% dos custos condominiais e 8% são destinados à manutenção.


Algumas reformas também podem colaborar para a diminuição desses valores. Troca de lâmpadas e torneiras por modelos mais econômicos e elevadores mais modernos são alguns dos exemplos.


Além de gerar economia, a modernização pode inclusive para trazer mais segurança. “Esse é um dos principais itens na hora da escolha de um condomínio. Para isso, os prédios estão apostando em equipamentos cada vez mais modernos”, explica Omar Anauate.


Outra ferramenta que tem sido bastante utilizada é a internet, capaz de facilitar as questões administrativas. Os síndicos podem usar a rede online e registrar queixas e sugestões dos condôminos, por exemplo.


Vale lembrar, no entanto, que os condomínios antigos não são sinônimos de desvalorização e não devem ser considerados inseguros ou menos econômicos. “A ideia é que os condomínios façam as reformas e reparos periodicamente. A conservação dos prédios é essencial para mantê-los em alta no mercado, independentemente de ser um condomínio novo ou mais antigo”, afirma Anauate.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Texto para a Nissin Foods do Brasil

Praticidade e Sabor: Dicas para facilitar o dia a dia na cozinha e receitas deliciosas para toda a família A Nissin, além de fazer o lámen mais gostoso e prático do mundo, também quer trazer mais faci

Texto para a Petrobras

Petrobras contribui com o meio ambiente ao produzir combustíveis de alta qualidade Os veículos automotivos são alguns dos responsáveis pelo aumento da poluição atmosférica. Mas, desde o início de 2012

Texto para a Ajinomoto do Brasil

Ajinomoto do Brasil lança o novo fertilizante AJIFOL Max A linha AJIFOL® acaba de lançar o fertilizante foliar AJIFOL® Max. O produto traz inovação à marca e promete ocupar ainda mais espaço no mercad

bottom of page