top of page

MEUS textos

  • Foto do escritorVanessa Costa

Texto para a Nissin Foods do Brasil

Atualizado: 11 de mar. de 2019

Praticidade e Sabor: Dicas para facilitar o dia a dia na cozinha e receitas deliciosas para toda a família


A Nissin, além de fazer o lámen mais gostoso e prático do mundo, também quer trazer mais facilidade, sabor e saúde para a sua vida. Com a orientação da nutricionista Ligia Parreira, listamos algumas dúvidas e separamos dicas para auxiliar você na cozinha. Confira!


Como manusear e preparar alimentos?


  • Lave bem as mãos com água e sabão. Lembre-se de lavá-las frequentemente ou a cada troca de atividade.

  • Limpe as bancadas e lave os equipamentos e utensílios (facas ou tábuas de corte) que serão utilizados.

  • Os cabelos devem estar presos e protegidos e as unhas curtas e sem esmaltes.

  • Evite utilizar cremes e perfumes com odor forte antes de preparar os alimentos.

  • Troque com frequência a esponja de lavar louças e utilize panos de prato limpos.

  • Utilize facas e tábuas de corte diferentes para alimentos crus e cozidos.

  • Separe os alimentos crus dos cozidos. Alimentos crus, especialmente carnes, peixes e derivados, podem conter micro-organismos perigosos capazes de serem transferidos para os alimentos já cozidos.

  • Cozinhe bem os alimentos. Esse processo acaba com quase todos os micro-organismos presentes nos alimentos. Para saber se as carnes bovinas e frangos estão cozidos, observe a cor e a textura na parte interna do alimento.

  • Após o cozimento, deixe os alimentos em temperatura ambiente por, no máximo, duas horas. Quando terminar o almoço ou jantar, coloque todo o alimento preparado dentro da geladeira, em potes com tampa.


O que devo saber na hora de comprar os alimentos?


  • Alimente-se antes de ir às compras. Com fome, você comprará mais alimentos não saudáveis.

  • Planeje suas compras e evite os excessos e desperdícios.

  • Observe bem a higiene do local onde serão comprados os alimentos. Fique atento também à higiene dos manipuladores de alimentos.

  • Prefira os alimentos da época, pois possuem melhor qualidade (maior durabilidade, maior teor nutricional e menos quantidade de agrotóxicos), além de apresentarem preços mais acessíveis.

  • Sempre prefira alimentos frescos, principalmente carnes e peixes.

  • Compre por último os alimentos refrigerados e congelados e coloque esses itens em caixas ou bolsas térmicas.

  • Observe se os alimentos congelados não contêm excesso de gelo. Isso pode indicar que o alimento sofreu descongelamento e recongelamento.

  • Verifique se as embalagens estão íntegras. Elas não podem estar rasgadas ou amassadas.

  • Olhe sempre a validade do produto, principalmente os que estão na promoção (estes costumam estar com a validade curta). Lembre-se que mesmo com o aspecto normal, se o alimento estiver com o prazo de validade vencido, pode fazer mal.


Como diminuir as perdas de vitaminas e minerais no cozimento de legumes e verduras?


Ao cozinhar legumes e verduras, devem ser escolhidos os métodos de cozimento que provoquem perdas menores de vitaminas e mineiras. As técnicas mais eficazes são aquelas em que o alimento não entra em contato direto com a água do cozimento, como o vapor, micro-ondas ou refogados (cozimento rápido e com pouco óleo).


Quais são as regras para congelar os alimentos?


Quanto mais rápido o alimento for congelado, melhor será o resultado final. Assim, evite congelar muitos alimentos de uma só vez. É essencial que os alimentos, ao serem congelados, sejam de ótima qualidade.


Acondicione-os com cuidado e retire todo o ar de dentro das embalagens (o ar prejudica o processo de congelamento). Identifique com uma etiqueta o nome do alimento, a quantidade, a data do congelamento e o prazo de validade.


É possível aproveitar alimentos integralmente e evitar desperdícios?


Sim. Vale lembrar que, diariamente, são desperdiçadas grandes quantidades de alimentos que poderiam ser reaproveitadas para suprir as necessidades diárias de nutrientes do nosso organismo. As partes que normalmente desprezamos no preparo dos alimentos como cascas, folhas, sementes e talos, também são muito nutritivos. Quanto utilizamos o alimento integralmente, fazemos bem para a saúde e evitamos o desperdício.


Alimentos que podem ser aproveitados integralmente:


Folhas: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda, hortelã e rabanete.

Cascas: batata inglesa, banana, tangerina, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, berinjela, beterraba, melão, maracujá, goiaba, manga e abóbora.

Talos: agrião, couve-flor, brócolis e beterraba.

Entrecascas: melancia e maracujá.

Sementes: abóbora, melão e jaca.


De que forma posso organizar a minha geladeira?


  • Guarde os alimentos em recipientes transparentes (para facilitar a visualização do conteúdo) e com tampas fechadas (para conservar melhor os alimentos e evitar odores desagradáveis).

  • Alimentos enlatados, depois de abertos, devem ser transferidos para recipientes com tampas e etiquetados com nome e data de validade da embalagem (informação está no rótulo do produto).

  • De forma geral, os alimentos preparados, carnes cruas, frios fatiados e sobremesas, devem ser mantidos sob refrigeração por, no máximo, três dias. Leite e derivados, no máximo, cinco dias.

  • Não deixe a geladeira superlotada, pois isso dificulta a circulação do ar.

  • Evite abrir e fechar a geladeira muitas vezes. Retire, sempre que possível, os alimentos que serão utilizados de uma só vez. Evite deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo.

  • Descongele o freezer ou congelador periodicamente, conforme as instruções contidas no manual do fabricante.

  • Em dias quentes, não deixe o aparelho regulado na posição mínima. O resfriamento insuficiente acarretará na perda de alimentos e formação de suor interno.

  • Utilize a seguinte ordem para disposição dos alimentos na geladeira: a) Prateleiras superiores: alimentos prontos para o consumo ou que já foram cozidos. Nestas prateleiras também devem ficar os produtos mais perecíveis, como leite e derivados, frios fatiados etc. b) Prateleiras intermediárias: alimentos semi-prontos, como carnes já temperadas. c) Prateleiras inferiores: alimentos crus (verduras e legumes). Nestas prateleiras também devem ficar as carnes que serão descongeladas (antecedência de 24h ou conforme orientação do fabricante).


Por que não devemos utilizar utensílios de madeira (tábuas de corte e colheres) na cozinha?


Os utensílios de madeira não devem ser utilizados na cozinha, pois são difíceis de serem higienizados. A madeira é um material poroso, que absorve grande quantidade de água, deixando-os úmidos por muito tempo.


Essa condição os torna alvo dos micro-organismos. Além disso, na madeira pode haver ranhuras que facilitam o acúmulo de resíduos que dificultam a limpeza.


Substitua as colheres de pau por plástico ou silicone e as tábuas de madeira por tábuas de plástico ou vidro.



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Texto para a Petrobras

Petrobras contribui com o meio ambiente ao produzir combustíveis de alta qualidade Os veículos automotivos são alguns dos responsáveis pelo aumento da poluição atmosférica. Mas, desde o início de 2012

Texto para a Ajinomoto do Brasil

Ajinomoto do Brasil lança o novo fertilizante AJIFOL Max A linha AJIFOL® acaba de lançar o fertilizante foliar AJIFOL® Max. O produto traz inovação à marca e promete ocupar ainda mais espaço no mercad

Texto para a Votorantim Metais

Coachs do Programa Comportamento Seguro realizam trabalho intensivo na Unidade O Programa Comportamento Seguro tem sido uma importante ferramenta que possibilita trabalhar a Cultura de Segurança em di

bottom of page